R$45,90
Meios de pagamento
Carteira virtual
Pix

Boleto

Cartões de crédito
1 x de R$45,90 sem juros | Total R$45,90 | |
2 x de R$22,95 sem juros | Total R$45,90 | |
3 x de R$15,30 sem juros | Total R$45,90 | |
4 x de R$11,48 sem juros | Total R$45,90 | |
5 x de R$9,18 sem juros | Total R$45,90 | |
6 x de R$7,65 sem juros | Total R$45,90 | |
7 x de R$6,56 sem juros | Total R$45,90 | |
8 x de R$5,74 sem juros | Total R$45,90 | |
9 x de R$5,10 sem juros | Total R$45,90 | |
10 x de R$4,59 sem juros | Total R$45,90 |








Organizador: Rodrigo Leite
Formato: 14x21
Acabamento: Brochura
Páginas: 80
ISBN: 978-65- 86985-07-7
Sobre o livro
Esta publicação tem a finalidade de apresentar mais uma possibilidade de reflexão sobre a linguagem em ambientes profissionais. Dessa maneira, selecionamos contextos de produção específicos para explicitarmos orientações nos campos da etiqueta digital (ou “netiqueta”), da comunicação empresarial, da construção da imagem e da ética profissionais.
Compreendemos que os relacionamentos no contexto virtual, mediados pela comunicação em rede de computadores ou em dispositivos digitais conectados à internet, devem ser organizados no âmbito da etiqueta digital — conhecida também como netiqueta —, pois apresentam uma possibilidade de convívio social agradável, a partir da preservação de bons hábitos, que permitem uma vida social mais harmônica.
No que se refere à comunicação empresarial, destacamos a necessidade de entender que a empresa estabelece, junto aos seus públicos (interno e externo), o estímulo ao diálogo para que se transmitam informações sobre suas normas, processos, procedimentos, desempenhos, atuações no mercado em que se instala etc.
No que tange à construção da imagem profissional, esta agrupa um conjunto de atributos que traduzem as competências e as características relacionadas à personalidade da pessoa. É resultado da construção de uma imagem positiva, na qual seja possível capturar as expertises profissionais do trabalhador e gerar boa impressão na área de atuação dele.
Finalizando, em relação ao contexto ético, são discutidas circunstâncias no escopo da Comunicação Não Violenta, de modo que o processo comunicativo, principalmente no contexto profissional, seja realizado a partir da manutenção da empatia e do senso de colaboração para o trabalho em equipe. Evitando-se julgamentos, torna-se possível trabalhar na compreensão dos aspectos voltados à diversidade. Durante o capítulo que trata desse tema, preocupa-se, ainda, com a reflexão sobre a concepção, a intencionalidade e os resultados gerados pelas notícias falsas, com vistas a mitigá-las.
Sobre o organizador
Rodrigo Leite da Silva é doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP e professor no Centro Universitário São Camilo (CUSC), das disciplinas de Linguagem, Comunicação e Produção de Textos; Multiculturalismo, Diversidade e Direitos Humanos; Saúde, Sociedade e Tecnologia. Membro do Conselho de Pesquisa (CPQ) do CUSC/SP.
Sumário
Capítulo 1
Etiqueta digital ou netiqueta?
Rodrigo Leite da Silva
Capítulo 2
Comunicação organizacional
Gleidis Roberta Guerra
Capítulo 3
Construção e diferentes projeções da imagem profissional
Rodrigo Leite da Silva
Capítulo 4
Comunicação, profissionalidade e mídias
Denizart Busto de Fazio
Livro-texto indicado para as disciplinas:
• Linguagem, comunicação e produção textual
• Comunicação empresarial
• Comunicação organizacional
• Leitura e produção de textos